Você sabia que hoje, 30 de janeiro, é comemorado o Dia da Saudade? Se não, sem problemas, pois hoje estou aqui para contar um pouquinho da história dessa data.
 |
Imagem de uma flor criada pela IA (Reprodução: Copilot) |
Origem da data
A proposta de tornar o dia 30 de janeiro o Dia da Saudade partiu do poeta brasileiro
VinÃcius de Moraes, em 1961, porque
a temática da saudade era muito frequente em seus versos. Apesar disso, a data se refere a mais uma tradição cultural que se consolidou com o passar dos anos dentro da comunidade luso-brasileira.
Derivada do latim solitas, -atis, que significa “solidão” ou “estado de estar só”. Ao longo do tempo, a palavra evoluiu no idioma português para expressar aquela melancolia mesclada com o desejo de reviver momentos do passado. O radical da palavra é “saud-”, relacionado ao sentimento central de “saudade”. O sufixo “-ade” é geralmente usado para formar substantivos abstratos, quase sempre ligados a estados ou qualidades, a exemplo de “felicidade” e “amizade”.
Sabe aquele aperto no peito que sentimos quando nos recordamos de uma pessoa especial que já partiu, um lugar onde fomos muito felizes, uma época que nos marcou muito? A abrangência de sentidos está presente em seu significado.
Reuni alguns derivados relacionados à palavra saudade:
Saudoso (a): esse adjetivo descreve alguém que ou causa, ou sente saudade.
Exemplo: “O saudoso comunicador partiu no último dia 19, deixando um legado nas coberturas esportivas.”
Neste exemplo em questão, o destaque é para a figura do comunicador, que causa saudade por parte daqueles que o conheceram.
“Ela estava saudosa da temporada passada na praia.”
Aqui significa que ela está saudosa porque se lembrou da temporada de férias na praia e sentiu aquele aperto no peito pensando nos bons momentos vividos.
Saudar: este verbo significa cumprimentar ou recordar com afeto.
Exemplo: “Vou saudar minha melhor amiga pelo aniversário dela.”
Saudação: substantivo referente ao ato de cumprimentar ou saudar alguém.
Exemplo: “Os alunos fizeram uma calorosa saudação à professora.”
Como se diz saudade em outros idiomas
Embora tenha origem no latim, a saudade ganhou uma conotação única em no idioma português, capturando esse sentimento profundo e complexo. No entanto, outras lÃnguas possuem palavras responsáveis por exprimir sentimentos de nostalgia ou desejo de algo/alguém que está distante, embora o significado se expanda multifacetadamente e capte com mais sensibilidade a melancolia concernente pelo que está ausente ou foi perdido.
É aquele aperto no peito que sentimos ao lembrar de alguém especial, de um lugar querido ou de um tempo feliz que ficou para trás.
Frequentemente considerada única à lÃngua portuguesa devido à profundidade e complexidade emocional que carrega. Enquanto outras lÃnguas têm palavras que expressam sentimentos de nostalgia ou desejo por algo que está ausente, “saudade” vai além, envolvendo
aquele aperto no peito que sentimos ao lembrar de alguém especial, de um lugar querido ou de um tempo feliz que ficou para trás.Espanhol: “Añoranza” ou “nostalgia” — Ambas as palavras significam um desejo intenso por algo ou alguém que está ausente, mas não capturam completamente o sentimento de “saudade”.
Alemão: “Sehnsucht” — Este termo implica desejo intenso ou anseio por algo associado a um sentimento de vazio e incompletude.
Inglês: “Longing” ou “nostalgia” — Embora não abranjam a profundidade contida na palavra “saudade”, essas palavras manifestam a tristeza por algo/alguém que está ausente.
Japonês: “Natsukashii” — Alude a sensação de nostalgia e afeição por memórias do passado, sem, necessariamente, enfatizar o tom melancólico inerente à “saudade”.
Reflexões
A saudade costuma ser dolorosa, sobretudo quando perdemos algo/alguém insubstituÃvel, nada poderá suprir o vazio que permaneceu, aquela parte de nós que partiu também. Nem sempre temos as melhores ferramentas para gerenciar nossos sentimentos conflitantes, no entanto, se servir de consolo, temos lembranças boas das pessoas queridas que amamos, nossos pets, da época onde vivemos intensamente, nos divertimos, dos lugares frequentados.
Ninguém pode tirar nossas memórias ou nos obrigar a esquecer. Tem aquela saudade boa, quando ficamos alguns dias longe da pessoa amada e nos reencontramos, o abraço é o curativo feito de calor humano para aliviar o fim da ausência. No entanto, em outras ocasiões nos lembramos da casa dos nossos avós e dá um aperto no peito, sabemos que quando nos abraçamos pela última vez, não mensurávamos ser o fim.
Às vezes podemos sentir saudade de nós mesmos, não exatamente das pessoas; talvez eu sinta saudade da minha versão há alguns anos, de costumes que se perderam, porém, não me sentiria confortável se voltasse àquela época, sou outra pessoa hoje. O problema sério acerca de viver de saudades é o risco de olhar tanto para o passado e não perceber as bênçãos que estão no presente, desperdiçar a oportunidade de se refazer, se permitir viver bons momentos, criar novas lembranças.
Quando a saudade apertar o coração, se permita sentir a tristeza, faz bem administrar nossos sentimentos de forma saudável, bem como refletir que tivemos o privilégio de conhecer e conviver com uma pessoa especial por algum tempo.
Podemos recorrer à arte para canalizar a saudade, através da escrita, pintura, fotografia, desenho; o importante é colocar amor no que fazemos.
Se a saudade for questão de distância, podemos dedicar um tempo para visitar as pessoas queridas, fazer uma chamada de vÃdeo, uma ligação, marcar um encontro. É sempre bom ser lembrada!
Para você, o que significa a saudade? 🌸✨📜
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥