Para a alegria de vocês, o Mary Recomenda desta semana já está no ar e a indicação, inclusive, pode ser uma boa pedida para o feriadão. Naturalmente, não é um livro indicado para todos os públicos porque não se trata de uma leitura tão simples e fácil, porém, se você é aquela pessoa que topa qualquer desafio, te convido a conhecer Amêndoas, da escritora sul-coreana Won-pyung Sohn.
Sobre a autora
Recomendada por um membro do grande fenômeno do K-pop, a obra elogiada pela profundidade emocional ressalta características marcantes da escrita clara e intensa de Won-pyung Sonh, a capacidade de criar personagens realistas, com profundidade emocional, elementos importantes que fazem parte de um bom livro.
Impressões
Amêndoas é uma narrativa comovente e profundamente envolvente que me prendeu desde as primeiras páginas. A escrita cuidadosa e a construção dos personagens fizeram com que eu não quisesse mais parar de ler.A história segue Yunjae, um jovem que nasceu com alexitimia, uma condição que dificulta a capacidade de sentir e expressar emoções. Nunca li nada parecido com o que vivia o protagonista, e essa perspectiva única me fez refletir sobre diversos pré-conceitos profundamente enraizados na sociedade. A jornada do personagem principal revela como frequentemente colocamos as pessoas em caixinhas e nos esquecemos de que o que vemos é apenas a superfície.
Além da trama cativante, tenho apreciado cada vez mais a literatura asiática, e Amêndoas é um exemplo brilhante dessa rica tapeçaria cultural. A obra de Won-pyung Sohn me deixou ávida por mais recomendações de autores sul-coreanos e de outras nacionalidades, expandindo meus horizontes literários e me proporcionando novas perspectivas sobre o mundo.
Recomendo a todos que buscam uma leitura além do superficial e toca a essência do ser humano.
“Sem palavras para as emoções”
Essa condição deriva do grego e seu significado literal é “sem palavras para as emoções”. Caracteriza-se pela dificuldade de reconhecer suas próprias emoções e as dos outros também, descrever sentimentos de forma clara e assertiva, com a tendência de focar bastante nos detalhes concretos e ter respostas emocionais limitadas ou ausentes, podendo afetar as interações sociais e a empatia, como é possível perceber no livro.
Não há uma causa isolada para se ter alexitimia, pois diversos fatores devem ser considerados. De ordem neurológica, como sofrer alterações ou lesões em áreas do cérebro responsáveis por gerenciar o processamento emocional, certa predisposição genética e mesmo experiências traumáticas e/ou estressantes também podem contribuir para o desenvolvimento desta condição.
O indivíduo com alexitimia sente o impacto na vida cotidiana nas relações interpessoais devido à dificuldade de manter relações saudáveis e empáticas por não saber compreender e expressar emoções. Podendo estar associada a outros problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, esta condição pode afetar também o desempenho profissional e a inabilidade de encarar situações de estresse e as interações com os colegas de trabalho.
Alexitimia tem tratamento
Tem, sim. Inclusive, recomenda-se a Terapia cognitivo-comportamental (TCC) para desenvolver habilidades de reconhecimento e expressão das emoções e, claro, não menos importante, uma rede de apoio que permita ao indivíduo treinar suas emoções e melhorar a qualidade de vida. Trata-se de uma condição complexa que deve ter o suporte adequado para minimizar os impactos no cotidiano.———
Alexitimia e psicopatia são o mesmo?
A resposta é não. A alexitimia e a psicopatia não são sinônimos, mas condições distintas, apesar de poderem compartilhar algumas características superficiais. Precisamos redobrar a atenção para evitar equívocos e discriminações, então vamos entender como diferenciar uma da outra.
Alexitimia = dificuldade em identificar e expressar emoções
Psicopatia = transtorno de personalidade caracterizado pela falta de empatia, remorso, pela impulsividade e comportamentos antissociais
Alguns indivíduos com psicopatia podem apresentar dificuldade em reconhecer emoções, no entanto, isso não quer dizer que todos que tenham alexitimia sejam psicopatas. Inclusive, este pensamento é responsável por disseminar preconceitos e desinformação. Embora algumas pessoas com psicopatia possam apresentar traços de alexitimia, como dificuldade em reconhecer emoções, isso não significa que todas as pessoas com alexitimia sejam psicopatas. A maioria das pessoas nesta condição não apresenta os comportamentos antissociais e a falta de empatia característicos da psicopatia.
Estas informações não servem para diagnosticar ninguém, essa responsabilidade cabe ser feita por profissionais capacitados, que estudam para não propagar achismos e cometer crimes. Trouxe essas curiosidades para enfatizar que sempre devemos buscar fontes confiáveis e tratar dos mais diversos assuntos sem emitir juízo de valor, esta atitude me proporciona um passo a mais no processo de desconstrução.
Bônus
No segundo semestre de 2024, o livro O Impulso foi publicado aqui no Brasil. Ainda não consegui lê-lo porque ele não está incluso no Kindle Unlimited, a quem interessar possa. E assim a edição de hoje do Mary Recomenda fica por aqui, mas não fique triste, a gente se vê na próxima edição. Tenha um excelente carnaval e um forte abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥