Parte 1 | O bolo da revelação
Beto não é a única celebridade da família Prado Mendes. Embora pouco falado, André, o irmão caçula, tem um canal no YouTube chamado Aqui é 39 Mermão, voltado para a vida do jovem, onde ele mostra a rotina de exercícios físicos, dá dicas de skincare e produtos para o cabelo, mostra os “recebidinhos”. Vale lembrar que ele faz publicidade gratuita para as marcas porque quem paga a fatura do cartão todo fim de mês é Augusto.
Afetado duramente pelas limitações impostas pela pandemia, André montou uma academia dentro de casa, onde dá dicas para quem quer continuar em forma mesmo na quarentena porque aqui é #semdesculpas. Fã declarado de Igôr Marombah, o Bradley Cooper das Pegadinhas do Rubão, segue o canal do muso fitness, inspira-se nele e por essa razão decide abrir o coração neste episódio especial.
💪💪💪
O quarto de André Prado Mendes foi transformado em um espaço multifuncional, com equipamentos de musculação cuidadosamente posicionados. O Leg Press ocupa um canto, enquanto halteres, colchonetes de ioga e aparelhos de ginástica estão organizados em prateleiras ao longo das paredes. Um espelho grande cobre uma parede inteira, refletindo a imagem de André e dando a sensação de um ambiente de academia real. Cartazes motivacionais e fotos de fisiculturistas famosos adornam o restante das paredes, incluindo uma foto de Igôr Marombah quando este posou nu para uma revista. Ele segura um halter para esconder o pênis e olha para a câmera com um sorriso travesso.
Com a câmera ligada, ele respira fundo, tentando engolir as lágrimas. Nunca foi um bom orador, às vezes não encontra as melhores palavras para traduzir os próprios sentimentos para os outros. A pauta de questionar a própria orientação sexual sempre esteve presente em sua vida, desde a infância escutava insultos homofóbicos e não entendia o porquê.
André nunca se considerou diferente dos outros garotos, tentou levar uma vida comum de adolescente, chamava atenção das meninas e teve várias namoradas, porém sentia angústia por supostamente faltar a tal química. Considerando que não foi meramente “falta de vontade”, o rapaz aguardava aquele amor arrebatador por uma mulher que nunca chegou, até pouco tempo atrás, quando seu ídolo Igôr Marombah, em uma live, revelou ser bissexual e ter relacionamento com o personal dele.
Dramático por natureza, André sempre se sentiu “esquecido” dentro da família, embora fosse mais uma percepção distorcida do que um retrato fidedigno da realidade. Assumir-se diante dos pais implicava coragem que ele nem sequer sabia ter. O paradoxo mais intrigante era ligar a câmera e falar com milhares de pessoas, mas não bater na porta do escritório do pai para ter uma conversa franca.
— Gente, eu tenho uma coisa para contar… na verdade, muita gente pergunta e eu sempre nego porque separo minha vida pessoal da profissional, mas nessa quarentena pensei muito na minha vida, no meu futuro e em quem quero ser quando toda essa parada de pandemia acaba. Recentemente, meu ídolo, o Igôr Marombah, saiu do armário. O Igor é o cara. Eu sempre me inspirei nele, sempre gostei muito das opiniões dele, sou fã incondicional e sempre serei. Agora que ele se assumiu, eu acho que está na minha hora de ser sincero com o pessoal aí que me segue, me deixa comentários, curtidas, patrocina meu trabalho… quero que vocês saibam por mim e não por fofocas: eu sou gay.
André enxuga as lágrimas com um lencinho e prossegue:
— Eu gosto de outros homens, mas nunca tive nenhum namorado, nem nenhuma experiência com outro cara. Aí alguns podem me perguntar como posso gostar de outro homem se nunca experimentei? Sentimentos não são pratos de comida. Tive muitas namoradas, cheguei até a ficar noivo, só nunca quis expor nada aqui no canal, porém, no fundo, eu só não queria me aceitar.
André pausa as gravações porque não quer ser visto chorando. Logo após lavar o rosto e retomar o momento revelação, continua desabafando:
— Quando me chamavam duns nomes feios na época do colégio, eu ficava triste, incomodado, mas meu pai sempre dizia que se eu não era o que eles diziam, não deveria me aborrecer. Não guardo mágoas de ninguém, mas esses xingamentos sempre foram um freio para eu evitar olhar de verdade para mim mesmo. Então, quando o Igôr deu as caras e se assumiu, tudo que fiz foi dar os parabéns a ele pela imensa coragem e pensar que eu também, por ser muito bonito, sempre fui estigmatizado, cobrado pela masculinidade.
💪💪💪
Enquanto isso, na sala
A sala de estar dos Prado Mendes é espaçosa e bem iluminada, com grandes janelas que permitem a entrada da luz natural no recinto. Sofás de couro marrom estão dispostos em formato de U ao redor de uma mesa de centro de madeira, onde revistas e livros estão empilhados de maneira organizada. Um tapete persa de tons quentes cobre o piso de madeira, complementando a decoração clássica do ambiente. Na parede oposta aos sofás, uma grande televisão de tela plana está fixada, com prateleiras ao redor cheias de fotos de família em porta-retratos elegantes. Plantas de interior em vasos decorativos adicionam um toque de frescor e vida ao ambiente.
Marcela está conversando com Augusto sobre a última presepada da Comadre:
— Tem cabimento uma coisa dessas? — Marcela mostra o celular para o amado.
— Essa aí não deve se preocupar com a Covid, mas com o mal da vaca louca — alfineta o cardiologista. — Eu já disse que esses grupos de gados são uma daquelas piadas tão ruins que, quando não beiram ao absurdo, superam o próprio conceito de ridículas.
— Dizer que a RPN fabricou a pandemia para alienar e dizimar a população e favorecer o ramo farmacêutico a faturar em cima disso me parece absurdo.
— Bem que eu disse faz alguns anos que pode ser muito perigoso dar atenção demais aos valetes desvairados.
💪💪💪
— Saibam que esta será a primeira e última vez que falarei sobre esse assunto neste canal! — promete André, recomposto, mas ainda choroso. — Hoje pretendo revelar a verdade aos meus pais, acabar com esse mistério, essa angústia, essas dúvidas. Não posso prever qual será exatamente a reação deles e isso me dá um pouco de medo, mas eu não sou homem de desistir no último momento.
💪💪💪
— Vou bloquear a Comadre! — Marcela, irritada, respira fundo. Na imaginação já havia torcido o pescoço da fofoqueira mais de um milhão de vezes.
— Até que enfim! — Augusto levanta os braços como se pudesse agradecer aos céus pela resolução da esposa.
Marcela já pensou em tomar essa atitude há muito tempo, mas nunca o fez porque Comadre é aquele alecrim mofado a se dar demasiada importância e virá tirar satisfações.
Augusto vê André descendo as escadas e levando consigo também os equipamentos de filmagem:
— Precisa de ajuda, filhão?
— Acho que vou precisar.
— Vai gravar um vídeo para o seu canal? — Augusto carrega o tripé e o ring lite para a cozinha e apoia o segundo na ilha de mármore.
— Vou — confirma o rapaz. — Pô, obrigado aí, pai. Vim fazer uma surpresa para você e a mãe.
— Todas as vezes que seu irmão inventou de fazer jantares e almoços em família, sempre foi para me preparar para alguma desgraça.
André abaixa a cabeça.
— Espero estar errado!
— Eu também! — André diz baixinho.
💪💪💪
A sala da Comadre é um verdadeiro monumento ao kitsch. O sofá floral está coberto de almofadas coloridas e desajeitadamente empilhadas. Pequenas esculturas e bibelôs enchem as prateleiras de madeira escura que revestem as paredes. A televisão antiga de tubo está fixada em um móvel robusto, cercada por fotografias amareladas e troféus antigos. O carpete felpudo de cor vibrante contrasta com as cortinas pesadas e desbotadas, criando um ambiente eclético e abarrotado. Um cheiro de perfume forte e incenso permeia o ar, completando o cenário peculiar.
Comadre está vadiando nas redes sociais, compartilhando fake news desde que acordou e descobre que Marcela a bloqueou em todas as redes sociais. Deitada no sofá, deixa a televisão ligada o dia inteiro na TVTV (TinoTV, para os íntimos):
— Boa parte é alarmismo desses comunistas que não querem trabalhar — bosteja Tino, sempre aos berros.
💪💪💪
O estúdio do Tino Cavalli exala um ar "patriota" e autoritário. Tudo é projetado para destacar a personalidade egocêntrica do apresentador.
— Esses aí querem viver recebendo bolsa, auxílio do mesmo governo que repudiam, mamar nas tetas do governo e impedir que o nosso presidente continue trabalhando para o nosso país voltar a ser um lugar decente, ser a potência que já foi, desmantelar essa porcaria chamada “politicamente correto”. O que são essas notícias sensacionalistas senão o apelo dos esquerdistas que não se conformam com a voz das urnas, a voz de Deus, da razão, de uma nação que só quer voltar a ser feliz?
💪💪💪
Comadre deixa o celular um pouco de lado para aplaudir a fala de Tino Cavalli:
— É isso aí, menino! — Ela se senta no sofá: — Alguém tem que falar a verdade nesse país! Precisamos de mais pessoas que nem você para nos dar esperança em meio a essa onda de mentiras e maldades!
💪💪💪
Tino insufla a ira dos “fãs”:
— Vocês devem se preparar para uma guerra civil. Se for preciso lutar contra os comunistas para separar o Brasil, que sacrifiquemos nossas vidas por uma nobre causa! Só não podemos permitir que eles continuem propagando falácias e alienando pessoas de bem. Não considerem os comunistas como inimigos, muitos deles são massa de manobra, iludidos com as promessas de ditadores ou vocês nunca estudaram um pouco de História?
Aviso: Esta é uma obra de ficção. Nomes, personagens, empresas, lugares, eventos e incidentes são produtos da imaginação do autor ou são usados de maneira fictícia. Qualquer semelhança com eventos reais, locais ou pessoas, vivas ou mortas, é mera coincidência. A obra pode retratar a época em que está ambientada, mas quaisquer referências a eventos, organizações ou pessoas específicas não devem ser interpretadas como fatos históricos ou afirmações sobre essas entidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥