Palavras para Maria Paula

 


Maria Paula era uma garota doce, meiga, simpática, alguém que desde cedo compreendeu qual era seu objetivo durante esta existência. De personalidade forte, curiosa e questionadora, encontrou nos livros e na poesia a sua voz, a sua forma de se expressar. Mais, encontrou outros jovens que, tal como ela, também padeceram à solidão causada pela inadequação, pela falta de representatividade, pelo silêncio delegado às minorias por séculos. Maturidade nem sempre está ligada à idade, ao número que muda todo ano e não define ninguém, porque senso crítico e habilidade com as rimas, Maria Paula possui, com um acréscimo, verseja a realidade, a sua realidade, logo, um olhar até então solitário representa outros tantos que nunca se expressaram através das mais diversas formas de arte, mas em algum momento se questionaram. Por muito tempo, Maria Paula não conseguiu enxergar-se bela, pois era convencida a crer que seus singelos e únicos traços destoavam do tal "padrão" e tolerar amizades pouco sinceras para atenuar o vazio, o vazio que lhe acompanhou por muito tempo até encontrar um ponto de acolhimento e aquelas lágrimas engolidas por tantos anos finalmente virem à tona e lavarem a alma, para que assim a linda garota pudesse enfim vislumbrar os primeiros passos para trilhar rumo ao promissor futuro daquela que ainda haverá de inspirar multidões e ser o que em alguns momentos da vida lhe faltou. A passos lentos e não menos significativos, meninas e mulheres que certamente se leem nas vivências dessa jovem poetisa assumem seus cachos e aprendem a amar cada pedacinho de si mesmas, a acolher também os cacos quebrados de seus corações para se reconectarem com aquela menina cheia de sonhos que lhes acena volta e meia, aquela menininha que sempre foi linda e merecedora de todo amor.
O racismo é um crime injustificável, covarde, pois não é preciso ser negra para indignar-se com ele, basta ser humana.
Não existe nada de errado com você, Maria Paula. Que sua voz perdure pela eternidade. Que a tristeza não te detenha, que nada te impeça de voar e espalhar sua mensagem para um mundo que precisa mais do que nunca de pessoas dispostas a transformá-lo num lugar melhor, e é possível, mesmo que os tempos sombrios de retrocesso desencorajem, não são eternos.
Você é parte da criação, você é poesia, você é vida, você é sonho.
Você é uma garota sensacional.
As meninas negras precisam se sentir aceitas e acolhidas, saber que são lindas e amadas e que valem muito, que suas vidas importam.
- inspirado num comentário escrito no 04 de junho de 2017 para uma amiga que vale mais do que ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥

Mary Recomenda | Querida Kitty - Anne Frank

  Hoje é sexta-feira e nada como sextar acompanhando o Mary Recomenda. Na edição de hoje, nossa convidada especial é Anne Frank e sua Queri...