Hoje fez frio, mas nada comparado a ontem. Sigo sempre de olho na previsão do tempo porque o inverno está se aproximando, começa no próximo dia 21, às 0h32, pelo horário de Brasília, enquanto lá no hemisfério norte, quem chega com tudo é o verão. Aliás, se não me falha a memória, 21/6 é o dia mais curto do ano para nós do hemisfério das águas, menos horas de luz solar.
Ontem encontrei um telescópio online, o Stellarium, configurei para a minha região e estou animada para aprender mais e identificar um planeta quando este pode ser visto a olho nu. Agora no meio do ano é possível visualizar Vênus e Marte quando o sol se põe, pois Júpiter e Saturno estão visíveis quase ao amanhecer, na região onde o sol nasce.
Quando vi nas projeções do planetário que seria possível ver os planetas a olho nu, passei o dia aguardando o entardecer só para ter o privilégio de contemplar essa beleza no céu. Logicamente, como ressaltei ontem, faço capturas com a câmera do smartphone, ela não tem uma lente adequada para fotos mais “profissionais” do céu, nas quais se possa ver com nitidez aquela cortina de estrelas numa noite enluarada. A primeira imagem selecionada é um pequeno brinde da manhã de hoje. Espero que vocês gostem. =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥