Saúde mental é um assunto que deveria ser levado a sério durante todo o ano, não somente em setembro. Ninguém está isento de vivenciar um episódio depressivo e até mesmo cogitar terminar a própria história.
Quando alguém chega a esse ponto, talvez não queira acabar literalmente com tudo, mas buscar um alívio para essa dor que incomoda tanto, que rouba o brilho no olhar e transforma a existência numa triste combinação de apatia e falta de coragem.
Não é fácil viver entre altos e baixos, embora eles façam parte da vida tanto quanto o dia, a noite, o sol, a chuva e as responsabilidades. Entretanto, quando sabemos que não estamos sozinhos, que outras pessoas passam ou já passaram pelo que passamos, isso ajuda muito.
Falar sobre saúde mental…
Falar sobre saúde mental ajuda a derrubar o estigma e o preconceito que ainda cercam o tema. Não é falta de Deus, pois mesmo líderes religiosos sofrem.
🟡 2. Mostra que ninguém está sozinho
Conversar abre caminhos para o acolhimento e dá coragem para pedir ajuda. Compreendo que nem todas as pessoas têm uma extensa rede de apoio ou mesmo condições de buscar atendimento especializado, outras encaram com certo preconceito o fato de precisar de medicação para controlar certos sintomas, porém, em alguns momentos, a intervenção farmacológica se faz necessária.
🟡 3. Previne agravamentos
Muitas vezes, um diálogo pode evitar que a dor se transforme em algo mais grave. Até a dor diminui um pouco quando verbalizamos um pouco dessa angústia que faz nosso coração ficar tão apertado. Às vezes só de nos ouvirmos falar já sentimos os ombros mais leves.
🟡 4. Ensina empatia
Ao ouvir e acolher, aprendemos a cuidar uns dos outros sem julgamento. Não precisamos prescrever soluções mágicas a ninguém, nem lições de moral, mas oferecer nosso apoio. Muitas pessoas só precisam se sentir ouvidas.
💛 Porque falar salva vidas. Inclusive a sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥