Dia da Pizza 🍕

Hoje, 10 de julho, é o Dia da Pizza. Devido a esta ocasião especialíssima, o OCDM se transforma em uma acolhedora pizzaria e convida você a participar desta comemoração conosco. Sente-se, dê uma olhadinha no cardápio e, enquanto a aniversariante não chega, que tal uma viagem na história para conhecer a origem desse prato tão amado mundo afora?


Origem da Pizza

Acredita-se que a origem da pizza se deu por volta do século VI a.C., lá na região do Mediterrâneo, onde viviam os povos gregos e egípcios. Surgiu uma receita que lembrava bastante o tradicional pão árabe, com uma massa redonda, plana e bem fininha, cujos ingredientes eram a água e a farinha de trigo.

Com o passar dos séculos e a influência da cultura de outros povos, essa receita recebeu algumas adaptações e tornou-se muito comum temperar a cobertura do pãozinho com óleos, ervas e verduras. Entretanto, a pizza no formato que a conhecemos e apreciamos hoje remonta ao século XVIII, na Itália.


Pizzaiolo em plena atividade, criado no Dall-E (Reprodução/Arquivo pessoal da Mary)

A pizzaria mais antiga do mundo


Foi em Nápoles, situada na região da Campânia, sul da Itália, que esse pãozinho com cobertura popularizou-se e ganhou o mundo. O prato era vendido na rua e tinha um preço acessível aos mais pobres.

No início do século XVII, a pizza passou a ser dividida em pedaços, possibilitando que as pessoas comprassem e pudessem comer enquanto caminhavam. Além disso, em 1738, foi inaugurada a primeira pizzaria do mundo, a Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles.

Nos seus primórdios, as pizzas eram feitas em fornos a lenha e vendidas pelos ambulantes por toda a cidade. Havia um curioso sistema de pagamento conhecido por “pizza a otto”, no qual o pagamento poderia ser feito até oito dias após o consumo. Os fornos, por sua vez, eram revestidos com pedra de lava do vulcão Vesúvio.

Se você pretende visitar Nápoles, não deixe de fazer uma visitinha ao centro histórico e apreciar a autêntica pizza napolitana. 🍕


Pizza Margherita


Os italianos aprimoraram bastante a receita da pizza. Dentre os primeiros sabores destacam-se Mastunicola (manjericão, banha, queijo e pimenta) e Cecinielli (queijo com pedaços de peixe).

Em 1889, a rainha Margherita de Savoia, em visita a Nápoles, experimentou a receita de uma pizza inventada pelo chef napolitano Raffaele Esposito e adorou, sobretudo porque o prato tinha alimentos que representavam a bandeira da Itália: molho de tomate (vermelho), muçarela (branco) e manjericão (verde).

Animado por ter agradado ao paladar de Vossa Majestade, o pizzaiolo resolveu chamar seu novo sabor de pizza de Margherita e o resto nós já sabemos.

Família comendo pizza, imagem feita no Dall-E (Reprodução/Arquivo pessoal da Mary)


A História da Pizza no Brasil

No século XIX, o Brasil recebeu muitos imigrantes italianos em busca de empregos e eles, naturalmente, trouxeram um pouquinho de sua cultura e culinária.

Foi em 1910 que um pizzaiolo chamado Carmino Corvino abriu a primeira pizzaria do Brasil, a Cantina Santa Genoveva, situada no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Entretanto, o consumo de pizza se popularizou no nosso país a partir da década de 1950, com a abertura, também em São Paulo, da Casa Vêneta.

Imagem de uma cantina feita no Dall-E (Reprodução/Arquivo pessoal da Mary)

A diferença entre a pizza italiana e a pizza brasileira 


Enquanto a pizza italiana preza bastante a massa e o molho, a pizza brasileira possui coberturas mais grossas e uma diversidade de ingredientes, isso porque cada cultura trata de adaptar a receita, o que torna esse prato ainda mais delicioso.

Dia da Pizza no Brasil


Em 10 de julho de 1985, em São Paulo, foi criado o Dia da Pizza. Iniciativa do então secretário de turismo, Caio Luiz de Carvalho, foi promovido um concurso para escolher as 10 melhores receitas das pizzas de muçarela e margherita. Desde então a data é celebrada com muita pizza, como não poderia deixar de ser. 🍕

Pizza doce é tudo de bom


A viagem na história está chegando ao fim, mas nosso rodízio está caprichando para preparar a sobremesa, que será… pizza doce

No cardápio temos chocolate com banana, beijinho, doce de leite, creme de avelã, M&Ms, banofee e podemos incluir mais sabores.🍫

Você gosta de comer pizza com a família, com a pessoinha amada e com os amigos? Prefere comprar aquela caixinha do supermercado ou preparar em casa?

Conte-me quais são seus sabores favoritos. Enquanto não sai a próxima fornada, aproveitem para curtir a programação do OCDM. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro.😋

Materiais consultados:

1: Terra — Dia da Pizza: história e curiosidades
2: Consumidor Moderno — Dez curiosidades sobre a história da pizza
3: Globo Rural — Por que 10 de julho é o Dia da Pizza?
4: Recreio — Dia da pizza: conheça mais curiosidades sobre a data

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥

Mary Recomenda | Querida Kitty - Anne Frank

  Hoje é sexta-feira e nada como sextar acompanhando o Mary Recomenda. Na edição de hoje, nossa convidada especial é Anne Frank e sua Queri...