Mary Recomenda | Livros para celebrar a diversidade assexual 📚 🖤💜

A assexualidade é uma orientação sexual muitas vezes invisibilizada e estigmatizada, mas cuja representatividade tem dado passos significativos no universo literário. Nesta edição extraordinária do Mary Recomenda, selecionei alguns livros incríveis que trazem personagens assexuais, explorando suas vivências e enriquecendo a literatura com a diversidade que tanto amamos. Vamos mergulhar nesse universo? 🖤💜

Capa da versão brasileira (Reprodução/Rocco Digital)


Sem Amor, Alice Oseman

A trama conta a história de Georgia, uma jovem que está começando a universidade e tentando entender por que nunca sentiu atração romântica ou sexual como as pessoas ao seu redor. Ao longo do livro, ela descobre sua identidade como assexual e arromântica, navegando por amizades, expectativas sociais e aprendendo haver muitas formas de amar e ser amado.
E por falar em Alice Oseman, ela ganhou muito destaque com o fenômeno Heartstopper, que começou como uma webcomic e se tornou uma série de enorme sucesso na Netflix. A obra explora histórias LGBTQIA+ de forma sensível e autêntica, trazendo representatividade de diferentes orientações e identidades, algo que também está presente em Sem Amor.
Alice Oseman consolidou-se como uma das vozes mais poderosas da literatura e da mídia juvenil ao redor do mundo por abordar representatividade em seu trabalho e conscientizar não somente jovens, mas pessoas de variadas idades sobre a importância de dar espaço àqueles que sempre foram silenciados.


Capa da edição brasileira (Reprodução/Seguinte)

Tash & Tolstói, Kathryn Ormsbee


Tash é uma adolescente que descobre sua identidade como assexual heterorromântica enquanto navega por amizades, crushes e o sucesso inesperado de sua web série baseada em Anna Karenina. Este romance jovem-adulto aborda temas como amizade, aceitação e a jornada de autodescoberta com leveza e profundidade.






Capa original do livro (Reprodução/Harper Collins)


The Lady's Guide to Petticoats and Piracy, Mackenzi Lee 

Felicity Montague sonha em ser médica em uma época em que mulheres são subestimadas. Como uma personagem assexual, ela desafia normas e expectativas sociais enquanto vive aventuras empolgantes em um cenário histórico repleto de ação e representatividade.
Até o fechamento desta publicação, esta obra ainda não possui tradução para o português, porém, se você tem um bom conhecimento no idioma original, aproveite bem a leitura.

Montagem da trilogia Anômalos (Reprodução/Gutenberg

Trilogia Anômalos, Bárbara Morais

Nesta série nacional de ficção científica, somos apresentados a Sybil Varuna, uma mutante tentando sobreviver em meio a intrigas políticas e perseguições. A trilogia traz personagens diversos, incluindo representações ) do espectro ace/aro, enquanto explora temas como identidade, resistência e pertencimento.


Capa do livro (Reprodução/Seguinte) 
Ninguém Nasce Herói, Eric Novello

Com um enredo distópico em um Brasil sombrio, este livro mistura fantasia urbana com questões sociais, trazendo personagens complexos, incluindo representatividade assexual e arromântica.
A obra é uma verdadeira celebração da diversidade e uma crítica à intolerância.




Ter personagens assexuais na literatura ajuda a desmistificar preconceitos e dá voz a quem muitas vezes não se vê representado. Mais do que isso, mostra que existem diversas maneiras de viver, amar e se conectar. A propósito, se você publica livros de forma independente com foco na temática assexual e quiser indicar sua obra, sinta-se à vontade para comentar, pois posso atualizar esta lista
A literatura é uma janela para o mundo, e cada história com representatividade assexual é uma prova de que nossas vivências merecem ser narradas. A edição de hoje do Mary Recomenda fica por aqui e agradece a sua companhia. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro. 🌟

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥

2 de maio | Dia Nacional do Humor

Especial - 2 de Maio: Dia Nacional do Humor Feliz Dia Nacional do Humor! O 2 de maio é o dia dedicado a uma das formas mais poderosas de con...