Em algum momento da vida você já fez uma entrevista de emprego e o recrutador lhe garantiu entrar em contato "em breve" para dizer se você conquistou ou não a vaga, mas días se passam e o telefone não toca, não chega mensagem nenhuma e você presume, com certo pesar, não ter sido escolhida.
Você cogita mil alternativas, rememora cada etapa da entrevista, se questiona sobre quais teriam sido esses supostos erros que lhe custaram caro e por que o RH não entrou em contato, nem deixou um feedback para você se preparar melhor, os pontos que precisam ser desenvolvidos, aprimorados, os aspectos positivos. Se a ausência de respostas é uma resposta, não é das melhores, nem das mais fáceis de lidar, aceitar e entender.
Não há nada mais enlouquecedor do que esperar por uma resposta que nunca chega. Esse ruído na comunicação prejudica a reputação da empresa, que demonstra nesses atos não ter um mínimo de respeito e consideração com seus empregados, além de prejudicar a autoestima de quem está na luta para se colocar no mercado de trabalho.
Fazer um feedback decente é tão simples, basta ser assertivo, enfatizar os pontos positivos da pessoa porque ninguém é feito só de erros e defeitos, então apontar os aspectos negativos e sugerir melhoras, demonstrando o potencial que pode ser desenvolvido, tudo isso sem ofender a honra e a dignidade de ninguém.
Tenha um pé atrás com essas pessoas cheias de apontarem as falhas no trabalho alheio, como se estivessem imunes a errar. Vivemos num mundo capitalista e dependemos do dinheiro para sanar nossas necessidades mais básicas, não há como fugir disso, no entanto, que o desespero não te faça receber menos do que merece e levar desaforo de chefes narcisistas, tóxicos e indiferentes às condições básicas dos indivíduos.
O dinheiro compra comida, roupa, calçado, paga contas, mas a saúde mental em dia não tem preço. Sentir-se valorizada na sua área de atuação é o que se almeja, por isso, quando chegarmos ao cargo de chefia, sejamos líderes inspiradoras, que motivam os funcionários a crescerem, sem tratar ninguém como robô, proporcionando um crescimento saudável num cenário onde todos colaboram para o progresso porque a vitória de um é a vitória de todos.
Sei que é difícil falar isso quando os boletos estão vencendo e a situação só apertando, mas entenda como livramento quando o RH de uma empresa te dá Ghosting, pense que se eles não possuem nenhuma transparência para entrar em contato, não merecem ter você no quadro de funcionários. Pense que o que te espera é muito maior e melhor do que você está desejando. Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita ao OCDM, espero que você tenha gostado do conteúdo e ele tenha sido útil, agradável, edificante, inspirador. Obrigada por compartilhar comigo o que de mais precioso você poderia me oferecer: seu tempo. Um forte abraço. Volte sempre, pois as páginas deste caderno estão abertas para te receber. ♥