Retrospectiva introspectiva
Transbordar do inominável
os propósitos do inexplicável
só as batidas do meu coração
protegem esse segredo
no entanto,
as palavras escancaram
o que a boca teme falar,
materializa o indecifrável
hoje não estou fazendo sentido
também não faço questão disso
nem sempre consigo me entender
deixo as pontas dos dedos falarem por mim,
o transbordar do pensamento inconsciente,
em linhas ajuntadas para entregar
a percepção encurralada pela rotina
e pelo velho receio de nada “ser para ser”
repousa um desejo pulsante
de quebrar determinadas normas,
sob a couraça da indiferença
dentro de mim não há espaço para ela
de mãos dadas
posso percorrer longínquas distâncias
se nas noites frias eu puder ter um beijo seu.
O Guardião das Madrugadas
Há exatamente uma década, nesta mesma data, trouxe para casa não somente uma nova espécie de animal de estimação, trouxe um grande amigo. Matt. O pequeno notável que conquistou os corações da nossa família. Os hamsters se tornaram parte de nossas vidas desde então. No entanto, o primeiro sempre deixa uma marca maior, impossível de apagar. Para recordar a chegada dele, escrevi este texto.
O Guardião das Madrugadas
No compasso do seu ritmo, eu encontrava consolo. Era como se você dissesse, sem palavras, que mesmo nos momentos mais calados, a vida segue pulsando. Cada volta da sua roda era um lembrete de que o mundo não adormece por completo — existe sempre uma pequena centelha viva, insistente, cheia de esperança.
Se você chegou até aqui, saiba que este texto foi feito com muito amor.
— Os Cadernos de Marisol
Platônico III
Mary Recomenda | De férias para o amor — A. K. Alves
Mary Recomenda | Normal — Helena Cunha
Tenho um caso de amor com ilustrações e nunca imaginei depois de adulta que voltaria a gostar tanto de HQs. Boa sorte, da mesma autora, me marcou bastante.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Um por todos, todos por um
![]() |
Não entendo o que passa na mente de uma pessoa que escolhe ser professora e não se esforça o mínimo para demonstrar algum indício de humanidade. |
23 de abril de 2002
Agora que Andréa e Rogério não se desgrudam, tenho conversado muito com a Priscila porque ela é das minhas, ama escrever e fazer novas amizades, sem contar que mesmo não passando todos os intervalos grudadas, somos boas amigas.
No comecinho do ano estranhei um detalhe: o Dico e a Júlia já a conheciam. A explicação é simples: Pri era a única amiga da Deh no primário e saiu do colégio na quinta série, cursando todo o ginásio numa instituição religiosa — a família dela é protestante —, porém não gostava de lá. As pessoas eram maldosas, rolava muita fofoca, mentira, falsidade e, assim como eu, lutou pacas para passar no teste.
“Passei raspando, mas passei…”, brinca ela.
Arquivo Malacubaca | Cupido golpista (2024)
![]() |
Vamos matar a saudade da Noviça? Sim ou com certeza? |
Noviça descobriu uma nova rede social onde pode publicar uma thread atrás da outra e contar sobre a vida amorosa para milhares de seguidores, o que despertou uma profunda nostalgia dos primeiros anos do Twitter, das comunidades do Orkut e das altas indiretas para o crush no subnick do MSN, até dos tunisianos que a cutucavam no Facebook.
No momento, nossa eterna diva faz mistério sobre o possível novo crush, mas garante estar radiante e esperançosa de que desta vez é para valer. Jaqueline já está bastante acostumada às paixonites da mãe e decide chamá-la para um café para colocar as conversas em dia.
Embora não seja a melhor pessoa para se confiar um segredo, Noviça vive suspirando, distraída (mais do que o normal), sorrindo à toa e por isso mesmo Jaqueline quer saber quem é o felizardo, se ele seria o Edu Meirelles, ao que a diva desconversa.
— Oh, já superei o Meirelles faz tempo. Não tem como competir com o Flamengo.
Mary Recomenda | Deslocamento (Um Diário de Viagem) — Lucy Kinsley
Deslocamento — Um diário de viagem, uma HQ autobiográfica de Lucy Kinsley, narra uma viagem feita pela autora e pelos avós dela em um cruzeiro no Caribe. As ilustrações são um espetáculo à parte, tanto quanto a oportunidade de acompanhar trechos do diário do avô de Lucy, que foi piloto na Segunda Guerra Mundial.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | A estranha coincidência
5 de abril de 2002.
Descobri algo que pode comprometer o encontro da Deh com o último romântico. Sem querer, ouvi uma conversa do Rodrigo e do Ricardo, que são muito amigos.
“É, mano. O tempo está passando. Acredita que o Rogério, que mal saiu das fraldas, já está gamado numa mina?”
“Já? Quantos anos ele tem?”
“O pirralho fez 13 no mês passado. Foi lá no boliche e voltou todo bobo, nas nuvens. Até aí, nada de errado, mas quando ele me mostrou a mina, pensa na cilada: a mina é um tribufu!”
“Que menina não é um tribufu na sua opinião?”
“Também não sou nenhum machista, mano. Só pego mina bonita, mas o Rogério, pelo visto, gosta de mina feia porque não tem concorrência. Pior, pior ainda: ele está me convencendo a acompanhá-lo no tal encontro. Na certa, ela vai trazer uma amiga que deve ser outro tribufu, as duas desesperadas para perder o BV de qualquer jeito.”
“Às vezes eu desconfio que você não gosta de mulher, não.”
“Ih, está me estranhando, é?”
“Você é pior do que mulher invejosa, depois reclama que não tem ninguém. Só coloca defeito nas minas.”
“Menina feia não rola, desculpa.”
Será que o Ricardo desconfia de que o irmão mais novo está gamado na Deh e a amiga dela sou eu?
Rodrigo, pelo que entendi, é BV. Em partes porque diz ter vocação para o sacerdócio e porque a D. Arlete é mãe linha-dura, não como a minha, claro, mas sabe castigar quando ele apronta e tem ensinado bons valores a ele, que, apesar de ser meio palhaço, trata todas as meninas com educação, por isso alguns energúmenos o acusam de ser gay, como se educação e cavalheirismo suprimisse a tal masculinidade. Nunca o vi chamar alguma guria de feia.
Deh está insegura com o corpo, não sabe o que vestir e teme ser rejeitada pelo pretendente quando ele a vir no shopping. As luzes da matinê não eram tão escuras, dava muito bem para ver a pessoa. E o último romântico gostou do que viu, não deveria ser tão inacreditável assim.
Aquilo que vivi no passado foi um sonho bom, um descanso na dor. Duvido que outro piá venha a se apaixonar por mim daquele jeito de novo; eu também não julgo ser capaz de me apaixonar outra vez. Prefiro não pensar muito nesse assunto para não chorar.
Rabiscado a lápis
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | A tristeza dói, mas já não estou mais sozinha
![]() |
Não posso nem imaginar o que é passar por tudo isso, mas agora você não está mais sozinha. |
30 de março de 2002
A primeira e última vez que uma amiga dormiu aqui em casa foi no meu aniversário de 11 anos. Em junho já serão dois anos sem a Aline e ainda é bem difícil falar dela sem chorar.
Júlia e Andréa praticamente se convidaram para dormir aqui em casa, para me fazerem companhia. Deh está no banho e Ju assistindo o noticiário da TVTV porque depois dele começam as câmeras escondidas que ela, a Deh, a Van e o Dico amam. Estou me sentindo como nas novelas, onde a protagonista tem duas melhores amigas inseparáveis e umas pousam na casa das outras, comem gostosuras, se maquiam, pintam as unhas, dançam e tiram fotos.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | A última presepada do sargentão de saias
![]() |
Van definiu bem a utilidade do PEC: “Mais duas matérias para a gente reprovar!” |
21 de março de 2002.
Não tive nem tempo de escrever esta semana. Começou a época de provas e usei todo tempo disponível para estudar, só agora consegui respirar um pouco e contar como foram esses últimos dias. Na prova de matemática, creio ter me saído bem por responder a todas as questões sem dificuldades, em português, idem; inglês foi tranquilo, física e química estavam um pouco difíceis.
RIP Papá 🐹🌈
Papá entrou para o rol dos roedores e tencionava se tornar o hamster mais longevo de todos os tempos, no entanto, desde a morte precoce dos dois filhos mais novos, Pooh e Lica, afastou-se da vida pública. A última aparição dele foi no enterro da filha, há pouco mais de três semanas.
Papá teve 11 filhos e deixa uma centena de netos, bisnetos e trisnetos e aos amigos, fãs e conhecidos, muitas saudades e um legado incontestável. Em virtude da grande comoção, o OCDM preparou uma homenagem especial para esse grande roedor, exemplo de vida, resistência e resiliência.
Platônico II
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Prova surpresa
15 de março de 2002.
Não tivemos aula da Carmem ontem, no entanto, a Raimunda tomou conta de nós porque o sargentão de saias deixou atividades para fazer. Respondi ao questionário enquanto conversava com os meus amigos porque quem entregasse tudo direitinho já estava liberado.
![]() |
É muito fácil você cobrar da gente o que nem ensinou! |
Sempre refleti sobre o motivo de Júlia e Rodrigo estarem felizes de terem caído na mesma turma de novo, mas isso tem explicação e não é nada de outro mundo. Eles se conhecem desde bebês porque nasceram na mesma época e têm poucos dias de diferença, sendo os respectivos pais amigos de longas datas. No entanto, ela reprovou o oitavo e ele o seguinte.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Frigideiras Dançantes
![]() |
Minha mãe tem audição seletiva, só ouve o que lhe convém. |
12 de março de 2002.
Ontem a Deh pediu desculpas por parar de falar comigo do nada e até comprou um cachorro-quente para mim. Hoje, a contragosto de mamãe, passei a tarde com a minha amiga, fizemos os deveres de casa e ouvimos música na sala. Júlia foi ao cinema com outras amigas, elas marcaram de ficar com uns piás.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | O mundo é injusto, mas às vezes se supera
9 de março de 2002.
Minha mãe já voltou para casa e pior do que quando foi embora, com ânimo de sobra para me aporrinhar com suposições, indiretas e determinação para arranjar brigas. Tenho evitado conflitos por ora.
(mais tarde nesse mesmo dia)
Odeio-a! Odeio-a com todas as minhas forças!
Como pode alguém sentir prazer em fomentar a discórdia?
Ela sente!
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Conversas de sexta-feira à noite
1⁰ de março de 2002.
Hoje é aniversário da Helena e meu pai organizou uma festa-surpresa para ela, então, além de termos aquela conversa difícil, batemos perna para tratar dos últimos detalhes da comemoração.
![]() |
Sofrer por antecipação é uma porcaria, mas não posso evitar. |
Não fui muito com a cara dos pais da Helena, eles são intragáveis e têm uma mania feia de criticar todo mundo, colocar defeito, dar palpite que ninguém pediu. Foi por pouco que não dei uma garfada na mão de ninguém, mas vontade não faltou, viu?
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Versão alternativa
28 de fevereiro de 2002.
Sobrevivi a mais duas aulas com o sargentão de saias, mas não sem passar nervoso. Ela acrescentou algumas regras novas no quadro.
🚫 Proibido liberar gases malcheirosos em classe, sob pena de cumprir castigo após o horário de aulas.
🚫 Proibido fazer adendos enquanto a docente explica a matéria.
🚫 A quebra de todas as regras poderá culminar em retenção em classe até às 13h.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Pimenta nos olhos do outro é colírio
27 de fevereiro de 2002.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Sem vocação para ser conselheira amorosa
Mary Recomenda| Pecado Capital - Janete Clair
![]() |
Francisco Cuoco (Salviano) e Betty Faria (Lucinha), protagonistas do folhetim de Janete Clair |
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Bronca
![]() |
“Rodrigo só gosta de uma aula: a aula vaga.” |
25 de fevereiro de 2002.
Na quinta-feira passei o dia respondendo ao questionário de História, tudo para aquela velha coroca ter a pachorra de dizer na minha cara que colei tudo da internet e perdi tempo escrevendo. Respirei fundo e contei até 100 para não fazer uma visitinha à diretora ainda na primeira semana de aula.
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Filha do capiroto com a serpente do Éden
21 de fevereiro de 2002.
Ontem foi um dia muito curioso: 20/02/2002. Curiosidade boba: se ler a data ao contrário, ela continua a mesma; a Professora Paula nos falou sobre os palíndromos e deu alguns exemplos bacanas. Estou começando a enxergar a matemática com outros olhos e isso me parecia impensável até pouco tempo atrás.
![]() |
Tita quer saber se você já teve uma professora igual à Carmem. Conte-nos. |
Dia do Professor
![]() |
Imagem produzida no Canva |
Nossa educação deve iniciar-se dentro de casa, complementando a transmissão dos conhecimentos elementares para aprender a viver em sociedade e, mais adiante, colaborar com ela. Para isso, existem os professores, que estudam para ensinar a aprender e dedicam boa parte de suas vidas à profissão, encarando todas as mazelas e contrariedades presentes no mundo do trabalho. Provavelmente nunca terão o mesmo padrão de vida de um influenciador que vive de fazer dancinhas naquela rede dos vídeos curtos, mas podem dormir tranquilos porque os algoritmos mudam, modinhas passam, enquanto o saber é algo que não pode se roubar de ninguém. As recompensas também vêm. O carinho dos estudantes, a oportunidade de vê-los crescer e conquistar o mundo, de fazer a diferença pelo próprio exemplo, por meio de um abraço, um conselho, uma palavra amiga, pelo incentivo. O caráter de nobreza empregado aos professores faz justiça ao ofício que permite a todos os outros serem o que são. Feliz Dia dos Professores!
SiMpLeSmEnTe TiTa 15 anos | Do primeiro post a gente nunca esquece
![]() |
Capa feita pela minha amiga Gabi no Photoscape para o primeiro blog. |
Carta aberta à Mary de 2009
Hoje, 14 de outubro de 2024, é um dia como qualquer outro, no entanto, há 15 anos, uma jovem sonhadora decidiu dar vazão às próprias ideias e enfrentar o medo do público. Críticas construtivas são importantes para lapidar um talento, não tenho dúvidas quanto a isso, mas quando as palavras amargas excedem o propósito e visam apenas desestruturar uma pessoa, como reagir?
Minha intenção não é doutrinar ninguém, nem salvar o mundo, não sou tão pretensiosa assim. Fui deixando de escrever por medo, porém não sou eterna e não tenho quaisquer certezas de acordar amanhã, nunca se sabe. Tempo é precioso, foi e não retorna.
Posso até não ser perfeita, mas estou disposta a me dedicar para alcançar o nível de excelência pretendido. Foi a menina de 2009 que me ensinou essa lição do "vai com medo mesmo". O momento perfeito não existe e em alguns contextos, o feito é melhor do que o perfeito, porque o feito é humano.
Abaixo, a carta redigida para meu eu de 2009. 🥹✍️
Chaves e Chapolin estão de volta
![]() |
Quem mais estava nessa expectativa? (Reprodução/Threads/Beco Mangás & Livros) |
Oh, Mary de 20 anos, o que a vida fez contigo?
A ausência de respostas já é uma resposta
Em algum momento da vida você já fez uma entrevista de emprego e o recrutador lhe garantiu entrar em contato "em breve" para dizer se você conquistou ou não a vaga, mas días se passam e o telefone não toca, não chega mensagem nenhuma e você presume, com certo pesar, não ter sido escolhida.
Não sou pedra no caminho de ninguém
Começar e nunca terminar… será só descompromisso? Irresponsabilidade? Falta de força de vontade?
Somos as fases que vivemos. Sinto certo desejo de correr alguns riscos. Soltar aquele grito preso na garganta por tanto tempo que devo ter perdido a conta e a noção dele. Nem me lembro quando foi a última vez que rasguei a mortalha e pus-me a obedecer meus próprios instintos, naquela época eu ainda sabia me defender. Bons tempos, mas o orgulho impedia-me de admitir, apreciava-me perseguir trevos-de-quatro-folhas e delegar aos astros a responsabilidade de fazer-me feliz.
O outro lado dos 20 e poucos anos
Descanse em paz, Lica
Novidades na telinha 📺
![]() |
Jana e Mabel assistindo TV (Reprodução/Canva) |
Hoje, um pouco mais cedo, o Canal Viva divulgou a substituta de A Viagem. Para os fãs de novelas clássicas, preparem-se porque a partir de 4 de novembro poderemos rever Roque Santeiro, matar a saudade do Sinhozinho Malta, da viúva Porcina e do povo de Asa Branca. Foi uma excelente escolha, além de prestar uma digna homenagem ao incrível legado do Dias Gomes e apresentar uma trama de grande qualidade para as gerações mais jovens e para os mais velhos relembrarem os bordões que marcaram época e as críticas sociais pautadas em sátiras muito bem feitas.
As chances de assistir ao eclipse estão diminuindo porque o tempo está prestes a virar. Devido ao sistema frontal que antecede a chegada da frente fria, sentimos muito calor, sensação de abafamento, todavia, é possível sentir pelo vento que a chuva chegará em questão de horas. 🌧️ ☂️ 📺
Iniciativa
Bastava apenas uma palavra. Algumas palavras, perdão. Chegamos a um estágio da vida onde perdemos tudo, os queixumes do medo são tão irrelevantes quando nos encontramos diante do monte de areia acumulado pela ampulheta. Próxima linha, próximo passo. Os pés podem tocar em um campo minado, de nada valerá ser amada ou odiada se não passarei de outro dente-de-leão jogado ao vento.
Vai setembro, vem outubro
A partir da meia-noite já podemos cobrar o SBT porque já será outubro, né, não? 💛💓
"Não contavam com a minha astúcia?"
Mary Recomenda | O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo - Charlie Mackesy
Ditados do orgulho ferido
Descanse em paz, Pooh
Tenho um triste comunicado a fazer. No último sábado (21), antes de sair para trabalhar, dei comida para os meus pets e reparei que o Pooh estava deitado do lado do pratinho de comida. Quando toquei nele, esperando para levar a mordidinha da vida, o corpinho dele estava gelado. Chorei tanto, é sempre difícil e doloroso dar adeus a um amigo tão fiel e leal, sobretudo porque Papá, Pooh e Lica, meus três mosqueteiros, têm uma história muito especial.
Em novembro de 2022, fui ao pet shop para repor a comidinha da saudosa Patty e não resisti a um hamster muito fofo, no entanto, como ele estava acompanhado de outro, decidi levar ambos, sem saber que eles eram um casal, batizado de Papá e Lulu.
Dezoito dias depois, numa manhã amena de primavera, ouvi um chiado que parecia de passarinho e quando fui dar bom-dia ao meu casal, vi cinco jujubas se mexendo ao lado da roda amarela. Senti uma ternura tão profunda, uma alegria que me deixou nas nuvens por muito tempo. Parecia até que eu havia dado à luz ao quinteto fantástico. Era por isso que a Lulu estava mais rechonchuda.
Lulu e Papá, os papais de primeira viagem, cuidaram do trabalho de parto sem necessidade de intervenção humana. No entanto, precisei transferir o Papá para outra gaiola e passei a registrar momentos especiais dos recém-nascidos. Acompanhei tudo, tudinho, desde o dia em que apareceu uma penugem no corpinho deles, quando abriram os olhinhos de jabuticaba, quando aprenderam a correr na rodinha e a comer e beber por conta própria, como limpar a casinha deles sem enfurecer a mamãe coruja.
Usei uma escumadeira velha para transferir os filhotes sem tocar neles e trocar a forração porque o cheirinho de xixi estava brabo. Por volta dos 23 dias, separei mamãe e filhotes porque senão viraria um clã. Li o relato de uma pessoa que levou um casal de hamsters para casa e chegou a ter 86 roedores. Entretanto, três dias após o Natal, já estávamos desconfiados de outra gestação da Lulu — coloquei o casal de volta na mesma gaiola para os filhotes poderem brincar juntos.
No finzinho da tarde, já início da noite, minha mãe deu uma olhada na criançada e me avisou que a Lulu dera à luz a um filhote. Nesse período de 90 minutos, nasceram 6 hamsters, dentre eles, Pooh e Lica, só não sei dizer a ordem exata, quem nasceu por primeiro porque não terei como responder. O segundo filhote foi rejeitado pela mãe e fui pesquisar na internet se seria possível criá-lo sem a mãe. Era difícil, mas não impossível e eu tentei, contudo, Jujuba não resistiu e voltou ao paraíso.
Dos 11 filhotes, 10 tinham a pelagem dominante, só o Pooh que não. Pelo fato de ele ter umas listras amareladas por volta do corpinho, decidi chamá-lo de Pooh, em homenagem ao Ursinho Pooh. Virei 2023 com 13 hamsters, os filhotes da primeira ninhada guinchando, aprontando, lindos e saudáveis, a segunda ninhada seguindo o mesmo rumo. Não foi fácil enviar os filhotes para doação, doeu bastante, porém eu não teria — nem tenho — condições para manter 10, 20 hamsters, então, se o pet shop aceita doações, senti que era o certo a se fazer, proporcionar que os filhos de Papá e Lulu fossem adotados por famílias e vivessem felizes para sempre.
Para não dizer que não fiquei com nenhum, escolhi dois, o Pooh e a Lica, pois dormiam juntinhos desde o nascimento. Eles até chegaram a ter uma ninhada, mas os filhotes nasceram mortos, seriam 7. Depois disso, separei-os e cada um ganhou sua própria gaiolinha.
Na madrugada de 14 de junho do ano passado, a Patty deu o último suspiro dela. No último sábado de julho, já no finzinho da noite, ouvi a Lulu saindo da casinha para bater um prato, como escutei também um barulho e encontrei-a já sem vida do lado do prato. Foi de repente. Um choque. Desde então, o trio quebrou recordes. Papá tem dois anos de vida, dois anos muito bem vividos; Lica está prestes a completar 1 ano e 9 meses e Pooh também faria aniversário no dia 28.
Estou com muita saudade do Pooh, com o coração apertado e partido, ciente também de que Lica e Papá poderão partir muito em breve. Cada hamster que tive foi especial, me emociono ao recordar de cada um. O conforto está em saber que ele está bem agora, num lugar melhor, que não sente mais dor e que tenho as boas lembranças para me lembrar dele.
Mary Recomenda | Sobre minha filha - Kim Hye-jin
Pode ser que, depois de dormir, eu encontre alguma coisa para aceitar a vida que me espera.
Conselho do Dia: faça o medo sentir medo de você 🩷
Não ceda diante da ameaça, não pare agora, não desperdice anos de dedicação e sacrifício por motivos que daqui a dez anos terão sido bobos demais. Enfrente o medo e olhe-o nos olhos, faça-o recuar, ele não é diferente desses valentões que te atormentam, basta um rosnado seu para fugirem.
Fugitiva
Mary Recomenda | Neko Café - Anna Sólyom
A última recomendação foi sensacional, não que a de hoje não seja, mas presumo que o livro de hoje seja apropriado para quem busca sair de uma ressaca literária ou mesmo ler algo mais leve em meio às leituras obrigatórias e aquelas que nos deixam com um nó na garganta.
Com certeza, os amantes de gatos, café e histórias que nos deixam com o coração bem quentinho se interessarão em conhecer os gatos que vivem no Neko Café, livro de estreia da escritora Anna Sólyom, apadrinhada por outro grande autor, Francesc Mirales, conhecido pelo livro Amor em Minúscula, onde também temos a presença de felinos no desenrolar da história.
Capa de Neko Cafe em uma edição francesa (Reprodução/Univers) |
11/09/2024
Chegará o tempo em que se perguntar sobre o 11 de setembro, me responderão "ah, eu nem tinha nascido ainda", mas em 2021 eu tinha pensado em um especial da RPN, com a visão dos personagens sobre esta data emblemática que, por assim dizer, marcou o início do século XXI e do novo milênio.
Capturas meteorológicas e conversas de segunda-feira à noite
Os últimos dias estão me surpreendendo: o Oasis voltou, o Linkin Park também, nós, fãs de Chaves e Chapolin, podemos voltar a sonhar. Acredito que em questão de tempo as séries retornarão ao Brasil, mas só de saber que o retorno não só pode como irá ocorrer, já é o suficiente.
Entretanto, vim conversar com vocês, em partes porque o assunto está no centro das atenções e também porque poderia escrever por muito tempo, pela simples satisfação de ser útil, nunca se sabe.
Sejam bem-vindos de volta, Chaves e Chapolin
![]() |
Identidade visual do Chaves no SBT (Reprodução/SBT) |
Distante de ser uma obra-prima
Mary Recomenda | De frente para o amor - Emely Luiza Curcio
Um clichê romântico homoafetivo foi uma proposta interessante e não deixou a desejar nesse sentido porque tivemos muitas cenas fofas e quentes do nosso OTP. Às vezes, no entanto, as ações ficavam mais lentas e dava certo cansaço de ler, mas segui firme no propósito.
Conselho do Dia: nunca perca a esperança *-*
Dia Mundial do Cachorro 🐶
2 de maio | Dia Nacional do Humor
Especial - 2 de Maio: Dia Nacional do Humor Feliz Dia Nacional do Humor! O 2 de maio é o dia dedicado a uma das formas mais poderosas de con...
-
Escrito em um momento de grande introspecção e transformação, este texto reflete sobre os desafios de lidar com mudanças, superar traumas...
-
Desde pequena, Tita sonhava com bibliotecas que fossem como mundos mágicos, repletos de aventuras e descobertas. Enquanto enfrentava os desa...